15/08/2010

Teste FPF Arb. 3ª Sul 13.8.2010

1. Em que condições, num jogo de seniores, podem ser efectuadas mais de três substituições?

2. Em cada canto do terreno deve ser colocada uma bandeira. Diga duas condições a que devem obedecer essas bandeiras?

3. Os jogadores estão autorizados a ingerir bebidas refrescantes durante uma interrupção do jogo. Segundo as normas, em que tipo de recipientes podem ser fornecidas essas bebidas?

4. Em que circunstâncias o árbitro terá obrigação de actuar segundo a informação de um seu árbitro assistente?

5. Como deve proceder o árbitro, tecnicamente e disciplinarmente, se verificar que o guarda-redes que alinhou à primeira parte naquele posto se encontra a jogar a avançado por troca com o número 9 que está agora na baliza?

6. Ao marcar-se um pontapé-livre indirecto, o jogador encarregado da sua execução atira directamente para a baliza e a bola, batendo estrondosamente na barra transversal, rebenta e cai vazia no chão. O que decidir?

7. Um defesa, de dentro da sua área de grande penalidade, cospe na cara de uma adversário que se encontra fora daquela área. Como agir?

8. É na lei 12 que são definidas as sanções disciplinares a aplicar pelo árbitro. Por exemplo, para expulsão são especificadas sete incorrecções possíveis, tais como: Tornar-se culpado de falta grosseira; destruir uma clara oportunidade de golo de um adversário que se dirija em direcção à sua baliza cometendo uma falta passível de pontapé-livre ou grande penalidade. Diga mais três dessas incorrecções?

9. Quando se preparava para a execução de um pontapé-livre um jogador segura um adversário e não o deixa tomar posição na barreira. Como deve agir o árbitro?

10. Sempre que um jogador toque na bola com a mão deve ser-lhe exibido o cartão amarelo?

11. Dois jogadores da mesma equipa travam-se de razões e começam a agredir-se mutuamente. Os colegas têm dificuldades em separá-los. Entretanto o árbitro apita fortemente, corre para o local e consegue serenar os ânimos. O que deve fazer o árbitro?

12. Diga três exemplos em que um jogador incorra em comportamento antidesportivo?

13. Quando a bola ia a entrar na baliza o guarda-redes atirou o boné, imobilizou a bola sobre a linha de golo. O que se deve decidir nesta situação?

14. Quando um jogador entra em tacle utilizando uma força excessiva que diferença existe entre: O tacle feito de frente; de lado ou por trás?

15. Descreva uma cotovelada que motive a expulsão do jogador infractor?

16. Os livres são marcados no local em que as infracções são cometidas. Site duas excepções a esta regra?

17. Grande penalidade em prolongamento de tempo regulamentar. A bola ressalta da baliza para o terreno de jogo e um defensor ao tentar aliviar introduz a bola na sua própria baliza. O que deverá fazer?

18. Um jogador efectua correctamente um lançamento de linha lateral, lançando a bola directamente para o seu guarda-redes. Este tenta evitar o golo tocando a bola com as mãos, mas apesar disso a bola entra na baliza. Como proceder?

19. Em que circunstâncias se deve advertir o jogador que se coloque em frente do lançador?

20. Depois de terminar o jogo o delegado da equipa visitante pretende protestar o jogo por irregularidades relacionadas com o terreno de jogo. De facto ele tem razão, pois a irregularidade existia mesmo e o árbitro não deu por ela no terreno de jogo. Como agir o árbitro?

Sem comentários: