06/08/2010

AÍ ESTÁ O 1º DA ÉPOCA

FPF

Teste 2ª Categoria

Tomar, 06 Agosto 2010

1. No decorrer de um jogo de futebol a barra transversal partiu-se. Como deve proceder o árbitro?

2. Já dentro do terreno de jogo, mas antes deste se iniciar, o árbitro, se houver motivo para tal:

a) só poderá exibir o cartão amarelo;

b) só poderá exibir o cartão vermelho;

c) poderá exibir o cartão amarelo ou o vermelho;

d) não poderá exibir nenhum cartão.

Das respostas dadas, qual a correcta?

3. Como sabe o árbitro pode revogar uma sua decisão desde que o faça antes do jogo ter sido recomeçado. O que poderá levar o árbitro a essa revogação? Diga duas hipóteses possíveis.

4. Um árbitro assistente assinala erradamente um fora-de-jogo, mas de imediato apercebe-se do seu próprio erro e com as mãos dá sinal ao árbitro. Entretanto o árbitro já tinha apitado assim que viu a bandeira no ar. Que procedimento deverá tomar então?

5. Um jogador fica ligeiramente magoado devido a uma entrada mais dura de um jogador adversário. Já com o jogo interrompido, o árbitro permite a entrada da equipa médica para assistir o jogador, mas não solicita a entrada da maca. Acha que procedeu bem? Porquê?

6. Num pontapé livre perto da área de grande penalidade, um defensor, quese encontrava junto do guarda-redes, abandona propositadamente o campo no preciso momento em que foi executado o referido livre, fazendo com que um contrário que estava junto a si tivesse ficado em posição de fora-de-jogo. A bola foi pontapeada para esse jogador que, de cabeça, obteve golo. Que decidir? Porquê?

7. Um dirigente do clube visitado agrediu cim um pontapé um dos árbitros assistentes, o qual, por esse motivo, não ficou em condições de continuar em funções. Face a isso, o árbitro foi à bancada convidar uma pessoa da sua confiança, não árbitro, para exercer as funções de assistente. Note-se que no público se encontravam vários árbitros oficiais a assistir ao jogo. Considera correcto oui incorrecto o procedimento do árbitro? Justifique.

8. ”A lei 9 restringe alguns dos poderes do árbitro”. Concorda ou não com esta afirmação? Porquê?

9. No final da 1ª parte o árbitro apita para terminar quando ainda faltavam cerca de três minutos. Quando se dirigia para as cabinas, foi alertado do seu lapso pelos seus dois assistentes. Como entende o procedimento a tomar pelo árbitro?

10. Ocapitão de uma equipa teve de abandonar o jogo devido a ter-se lesionado, sendo as suas funções ocupadas pelo sub-capitão. Passado algum tempo o citado capitão regressa ao jogo. Será obrigatório ocupar de novo o lugar de capitão, ou pode continuar o seu colega a desempenhar essa missão?

11. Um jogador entra em tacle sobre um adversário qu conduz a bola. Devido à relva estar molhada, ao deslizar, desvia a bola pela linha lateral, atingindo ao de leve e sem perigo, os pés do adversário, mas o suficiente para este cair. O árbitro ordenou um lançamento da linha lateral. Concorda com a sua decisão? Justifique.

12. Um jogador, que conduz a bola perto do banco da equipa adversária, completamente isolado, escorrega e cai sobre a bola. Do banco vieram alguns sorrisos de troça. Então, o desastrado jogador agarra a bola com as mãos e atira-a agressivamente à cara de um dos suplentes que estava sentado no banco. O árbitro expulsou esse jogador por conduta violenta e puniu a sua equipa com um pontapé livre directo no local da infracção. Terá o árbitro agido correctamente? Porquê?

13. Que condições legais se devem verificar para levar o árbitro a conceder um pontapé livre directo à equipa adversária do jogador que passa ou tenta passar uma rasteira a um adversário?

14. O gusrds-redes acaba de fazer uma defesa e prontamente chuta a bola para a frente, a qual, devido ao forte vento que se fazia sentir, regressa na direcção da baliza. Atrapalhado, o guarda-redes, consegue socá-la defeituosamente, indo parar a um avançado que aproveita a oferta e faz golo. Que decisão deverá tomar o árbitro?

15. Genericamente, nos recomeços de jogo, os adversários de quem os executa tem de se colocar pelo menos a 9,15metros da bola. Refira 2 excepções a esta afirmação.

16. Um espectador entra em terreno de jogo e agarra o jogador que perseguia a bola para ela não entrar na sua baliza, impedindo-a de o conseguir. Como deverá proceder o árbitro se a bola acabou por entrar na baliza?

17. Um jogador atacante é rasteirado por um defensor contrário na área de grande penalidade deste, tendo ficado lesionado e solicitada assistência medica. Por tal motivo foi retirado para fora do rectângulo. Como ele recuperou de imediato, poderá esse jogador reentrar para marcar a grande penalidade? Justifique.

18. Ao marcar-se uma grande penalidade, o guarda redes movimenta-se antes da bola partir. A bola foi ao lado e o árbitro assinalou pontapé de baliza. Que razão encontra para justificar a decisão do árbitro, partindo do principio que ela foi correcta?

19. Um jogador executa um pontapé de grande penalidade antes do árbitro dar o sinal para a sua execução. Qual deve ser o procedimento do árbitro se:

a) a bola foi para fora;

b) guarda-redes defendeu a bola;

c) a bola entrou na baliza.

20. Um jogador executa um pontapé de baliza e volta atocar uma 2ªvez a bola antes de qualquer outro lhe tocar. O Arbitro pode rá tomar, entre outras, uma das seguintes decisões:

a) punir a equipa do jogador com um pontap´e livre indirecto;

b) punir com livre directo;

c) ordenar a repetição do pontapé.

Apresente razão de cada uma destas decisões.

Sem comentários: