23/08/2010

Teste FPF 3ª Norte

1. Qual a distância, tirada na perpendicular à linha de baliza, entre o centro duma baliza e o arco de circulo existente fora da área de grande penalidade adjacente a essa baliza?

2. Aquando de uma substituição, o jogador que vai ser substituído dirige-se ao banco dos técnicos da equipa adversária e agride o treinador dessa equipa. Claro que terá de ser expulso. Pretende-se saber é se ele pode ou não ser substituído e porque?

3. Qual o número mínimo de suplentes que é possível designar antes do encontro para que uma equipa possa fazer as substituições normalmente autorizadas?

4. Pode um jogador lesionado voltar ao terreno pelas linhas de baliza?

5. Cite dois exemplos de factos que tenham cabimento no relatório do árbitro, no Capitulo 3 – "Observações do árbitro" referentes as alínea a) – Organização

6. A bola vai a entrar na baliza. Um defesa colocado sobre a linha de golo, em último recurso, mete-lhe as mãos, mas não impede que ela entre. Como deve agir o árbitro?

7. Como deve proceder o árbitro quando um jogador toca na bola com a mão?

8. O guarda-redes defendendo com as mãos um passe que lhe é feito por um colega com os pés, evitando claramente um golo. O árbitro advertiu o guarda-redes e recomeçou o jogo com pontapé - livre indirecto contra a sua equipa. Considera correcta ou incorrecta a decisão? Justifique.

9. Diga justificando a sua resposta, se o pontapé de saída tem características de livre directo ou indirecto?

10. Que procedimento deve tomar o árbitro se um jogador, ao festejar um golo que acaba de marcar, levantar a camisola e exibir na camisola uma slogan religioso?

11. Quando a bola ia a entrar na baliza, o guarda-redes atirou-lhe o boné, mas não evitou a sua entrada na baliza. O que decidir nesta situação?

12. Um jogador defensor apoia-se nos ombros de um atacante, a fim de mais facilmente chegar de cabeça à bola que vem por alto. O árbitro interrompe o jogo, adverte o defesa e pune a sua equipa com um pontapé - livre directo. Diga se concorda com a decisão do árbitro, ou se entende que deveria proceder de forma diferente.

13. Descreve uma rasteira que motive a expulsão do jogador infractor.

14. É na lei 12 que são definidas as Sanções Disciplinares a aplicar pelo árbitro. Por exemplo, para expulsão são especificadas sete incorrecções possíveis, tais como:

Torna-se culpado de conduta violenta

Destruir uma oportunidade clara de golo dum adversário que se dirija em direcção à sua baliza, cometendo uma falta passível de um pontapé livre ou de um pontapé de grande penalidade

Diga mais três dessas incorrecções.

15. Um defesa, de dentro da sua área de grande penalidade, cospe na cara de uma suplente que se encontrava fora do campo, junto à linha de baliza, a fazer exercícios de aquecimento. Como agir?

16. Diga dois exemplos diferentes em que um jogador incorra numa falta grosseira.

17. Ao marcar-se uma grande penalidade, um colega do executante entra na área antes de a bola partir. O castigo é executado e a bola vai a um poste e ressalta para aquele jogador que havia entrado antes do tempo. Como proceder?

18. No momento em que o executante se apresta a marcar o pontapé de grande penalidade, são atiradas para dentro da área diversas almofadas e outros objectos. O árbitro não teve tempo de suspender a execução do castigo.

Com deve proceder se:

a) A bola entrou na baliza

b) A bola não entrou na baliza

19. Também no final do encontro o comandante da força policial dirige-se ao balneário do árbitro solicitando-lhe para mencionar no relatório que um dos seus agentes foi agredido pelos espectadores.

O árbitro não observou directamente estes factos.

Refira qual deve ser o procedimento a tomar.

20. O delegado de uma das equipas pretende, no final do jogo, assinar a declaração de protesto, negando-se a informar o árbitro da razão da sua atitude, alegando não ter que dar satisfações sobre essa matéria.

Nestas circunstâncias deve ou não o árbitro por ao seus dispor, para aquele efeito, o boletim do encontro?

Sem comentários: