09/08/2010

Teste FPF AAssistentes 6.8.2010

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

AA 2ª Categoria

Tomar, 06 Agosto 2010

1. Que largura máxima e mínima tem a linha lateral junto da qual actua o árbitro assistente?

2. Como procedia se estivesse nomeado como árbitro assistente para um jogo em que não compareceram, nem o árbitro, nem o outro assistente?

3. Há certos jogos em que pode ser nomeado um árbitro assistente de reserva. Em que consiste o seu único dever?

4. Que sinalética usa para assinalar uma grande penalidade cometida na zona da área de grande penalidade mais próxima do local em que actua e em que, o árbitro estando mais longe, não tomou qualquer decisão?

5. Para assinalar um fora de jogo, o árbitro assistente, em primeiro lugar, levanta a bandeira ao alto. Para assinalar uma falta cometida na sua zona de acção o árbitro assistente também levanta a bandeira ao alto. Uma vez que o primeiro movimento é o mesmo, de que forma esclarece o árbitro, se está a assinalar um fora de jogo ou uma falta cometida por um jogador?

6. Mesmo perto do local em que você está actuar como árbitro assistente, o árbitro vai executar uma bola ao solo. A bola, depois de atingir o solo, bate nas pernas do árbitro, ressalta depois para os seus pés sobre a linha lateral e acaba por sair. O árbitro repetiu o lançamento da bola ao solo. Acha que fez bem? Porquê?

7. No final da 1ª parte o árbitro apita para terminar, quando ainda faltavam cerca de três minutos. Quando se dirigia para as cabinas, foi alertado do seu lapso pelos seus dois assistentes. Como entende o procedimento a tomar pelo árbitro?

8. Um jogador chega atrasado após o intervalo e pretende entrar com o jogo a decorrer. Você, que está a actuar como árbitro assistente naquele lado, diz-lhe que chame a atenção do árbitro ou para aguardar uma paragem do jogo? Porquê?

9. O árbitro assistente indica ao árbitro a saída da bola pela linha lateral, mas como ele não viu o sinal, a jogada continuou. Até quando poderá manter a sua bandeira levantada?

10. O extremo direito, junto à linha lateral, apercebe-se que está em posição de fora de jogo e ao verificar que um seu colega lhe vai passar a bola, sai para fora do terreno de jogo para não prejudicar a sua equipa. Como deve agir o árbitro.

11. Num pontapé livre perto da área de grande penalidade, um defensor, que se encontrava junto do guarda-redes, abandona propositadamente o campo no preciso momento em que foi executado o referido livre, fazendo com que um contrário que estava junto a si tivesse ficado em posição de fora de jogo. A bola foi pontapeada para esse jogador que, de cabeça, obteve golo. Assinalava ou não fora de jogo? Porquê?

12. Para efeitos de aplicação de fora de jogo, que diferença existe entre as seguintes situações:

a) Um jogador atacante em linha com a abola;

b) Um jogador atacante em linha com o penúltimo defensor;

c) Um jogador atacante em linha com os dois últimos defensores.

13. Há situações em que, estando um jogador em fora do jogo não deve ser declarado pelo árbitro nessa posição e como tal punido. Cite três dessas situações (não são considerados os recomeços de jogo).

14. Um árbitro assistente assinala erradamente um fora-de-jogo, mas de imediato apercebe-se do seu próprio erro e com as mãos dá sinal ao árbitro. Entretanto o árbitro já tinha apitado assim que viu a bandeira no ar. Que procedimento deverá tomar então?

15. Defina exactamente em que consiste a expressão “interferindo no jogo”.

16. Um jogador, que conduz a bola perto do banco da equipa adversária, completamente isolado, escorrega e cai sobre a bola. Do banco vieram alguns sorrisos de troça. Então, o desastrado jogador agarra a bola com as mãos e atira-a agressivamente à cara de um dos suplentes que estava sentado no banco. O árbitro expulsou esse jogador por conduta violenta e puniu a sua equipa com um pontapé livre directo no local da infracção. Terá o árbitro agido correctamente? Porquê?

17. O guarda-redes acaba de fazer uma defesa e prontamente chuta a bola para a frente, a qual, devido ao forte vento que se fazia sentir, regressa na direcção da baliza. Atrapalhado, o guarda-redes, consegue socá-la defeituosamente, indo parar a um avançado que aproveita a oferta e faz golo. Que decisão deverá tomar o árbitro?

18. Um jogador suplente vai junto da linha lateral, perto do árbitro assistente, e agride a soco um adversário que ali passava conduzindo a bola. Embora o jogador suplente estivesse fora do terreno, o contacto verifica-se dentro do campo. O árbitro assistente assinala a infracção e a pedido do árbitro informa-o do que se passou. Que decisão acha que ele deverá tomar?

19. Ao marcar-se uma grande penalidade, o guarda-redes movimenta-se antes de a bola partir. A bola foi ao lado, o árbitro assistente não levantou a bandeira e o árbitro assinalou pontapé de baliza. Que razão encontra para justificar a decisão do árbitro e seu assistente, partindo do princípio que ela foi correcta?

20. Durante o jogo, aquando de lançamentos de bola pela linha lateral, aconteceram as seguintes três situações, relativamente à posição dos pés:

a) Os dois pés sobre a faixa lateral fora do terreno;

b) Um dos pés sobre a linha lateral e outro fora do terreno;

c) Os dois pés sobre a linha lateral.

Refira as que correspondem a lançamentos correctamente efectuados.

Sem comentários: