17/06/2011

AFC OFERECE ACÇÕES DE FORMAÇÃO CERTIFICADAS


A AFC - Associação de Futebol de Coimbra e a empresa Conclusão – Estudos e Formação assinaram, um protocolo de colaboração que visa garantir à AFC a capacidade de conferir formação aos agentes desportivos, de acordo com as directivas da UEFA e do IDP – Instituto de Desportos de Portugal.
Com este protocolo, pioneiro a nível nacional, a AFC vai poder prosseguir e alargar, de forma certificada, as acções de formação, junto de agentes desportivos da sua esfera de influência – árbitros, treinadores, massagistas -, como já faz há vários anos. Para além disso, o universo de potenciais formandos, nomeadamente, dirigentes e atletas, passa também a poder alcançar equivalência a graus académicos compatíveis.
No imediato, a AFC e a Conclusão vão dar início a um Curso de Formação de Formadores, que visa conferir o CAP – Certificado de Aptidão Profissional, do IEFP, indispensável para a criação, na associação, de uma bolsa de formadores ligados à área desportiva.

Em pano de fundo, a necessidade de adequar a oferta formativa da AFC às exigências da Lei de Bases da Actividade Física e Desportiva e do Regime Jurídico da Formação Desportiva no Quadro da Formação Profissional, nomeadamente do Regime Jurídico do Sistema Nacional de Qualificações.

Para o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, esta parceria é um passo “extremamente importante, na medida em que as novas regras da UEFA obrigavam a que a AFC fosse forçada a deixar de fazer o que faz, com o sucesso que todos conhecem, há largas décadas”. Para Horácio Antunes, a AFC coloca-se, desta forma, “na primeira linha da formação certificada de agentes desportivos, a nível nacional”.

Também o presidente do Conselho de Administração da Conclusão, Horácio Pina Prata, sublinha o carácter “pioneiro e inovador” deste protocolo, “tanto mais relevante quanto é potenciado por uma empresa de Coimbra com uma entidade tão relevante quanto a Associação de Futebol de Coimbra”.

Sem comentários: