09/08/2011

Nafff solidário com o colega Pedro Proença


A agressão ao árbitro Pedro Proença é triste e condenável.

Coloco-a no mesmo plano das recorrentes ameaças e até agressões a árbitros do regional / distrital, que ocorrem pelo País.
São ajustes de contas bárbaros, combinados entre adeptos e até dirigentes cobardes. Contudo, não têm a mesma mediatização, porque, esses árbitros, não são da 1ª categoria.

Na origem de tudo isto estão diversos factores. Uns são maiores do que o futebol e provavelmente nunca serão resolvidos. Ou só o serão quando muita outra coisa mudar. E estes não parecem ser os tempos em que acreditar nessa mudança é possível (olhemos para Londres, por exemplo).

Mas há factores que dependem do futebol. E aí é preciso ser claro: não se tem feito nada para ajudar a evitar conflitos, logo incidentes. Pelo contrário.

É por isso que é bom ler um comunicado do Benfica a condenar o que sucedeu com Pedro Proença. Mas é também por isso que o texto de pouco serve. Fundamental seria alterar a atitude de muita gente. E fazê-lo depressa. Antes que seja tarde de mais. Quer dizer, já é tarde, para o/s Pedro/s Proença/s, árbitros deste País. Sim, porque ser árbitro do regional/distrital ou da 1ª categoria da Federação Portuguesa de Futebol ou FIFA , são todos iguais e também têm sofrido na pele agressões. No entanto, eu, ainda não vi o secretário de estado do desporto e da juventude, vir a terreiro, defender aqueles que apenas são conhecidos no seu bairro, como o fez (e bem) neste caso.

No primeiro erro de arbitragem, gostaria de ver toda a gente dos clubes lembrar-se de Pedro Proença. E evitar a crítica excessiva, muitas vezes personalizada, que fragiliza o árbitro e o expõe. E a coacção, que pressiona por antecipação, ajudando a potenciar o erro.

Seria bom que todos olhássemos para este caso não como uma coisa que acontece, espécie de osso do ofício. Porque ser agredido num centro comercial não é normal e não pode ser considerado como um episódio menor. É grave, é um sinal que nos enviam. Mais um.

Sem comentários: