24/05/2010

Tudo como dantes .....

A 3ª Divisão Nacional "sobrevive" até 2013.
Associações de Futebol "deixam" novo formato de disputa na "gaveta", apesar de desejarem modelo mais regional, mas não se opuseram ao adiamento, proposta pela própria Federação Portuguesa de Futebol.
Ainda não é no final da próxima temporada (2010/ 2011) que a 3ª Divisão vai acabar.

A Federação Portuguesa de Futebol propôs no sábado, no decurso da Assembleia-Geral, o adiamento da "reforma" da competição que deveria entrar em vigor no final da próxima temporada, adiando a "sentença" para 2013, mantendo o actual formato competitivo. Tal como este ano, cuja prova só termina no próximo a 30 de Maio, jogada numa primeira fase todos contra todos e uma segunda fase com seis equipas em cada sub-série (seis para a subida e seis para a descida). A maioria das associações aprovaram a proposta federativa, apesar de muitas pretenderem colocar em prática "o mais breve possível" um modelo mais regional. Recorde-se que há dois anos foi aprovado, para entrar em vigor em 2010/ 2011, um modelo que extinguia a 3ª Divisão, jogando-se na mesma época, uma Fase Regional (até Abril) e uma Fase Nacional, pelos Campeões Distritais, onde os melhores de cada série constituída subiam à 2ª Divisão.

Ouvido no final da Assembleia pelo jornal "A Bola", Amândio de Carvalho, vice-presidente da F.P.F., disse que "vamos aguardar mais tempo para estabilizar estas competições. Penso que dois anos são suficientes para escolher o melhor para esta divisão. A 2ª mantém-se como está", esclareceu.

Sobre a polémica de ser a Liga Não Profissional a organizar estas competições, e dirigindo-se à assembleia, Amândio de Carvalho justificou que "ouvimos todas as organizações. Deixem-se de ver fantasmas", rematou.
No decurso desta semana, a F.P.F. deverá emitir um comunicado oficial onde ratificará, tornando publica e oficial perante as associações, a decisão aprovada na Assembleia-Geral de sábado, alterando a anterior decisão aprovada em reunião magna federativa, que extinguia a 3ª divisão, anulando o comunicado oficial que sustentava tal decisão.

A Federação Portuguesa de Futebol continua sem Estatuto de Utilidade Pública, depois da Assembleia-Geral ter discutido e votado duas propostas, que foram recusadas, que previam a alteração dos estatutos federativos.

A proposta “A”, apresentada pela Comissão de Revisão dos Estatutos e não assumida pela Direcção federativa, recebeu 279 votos, num universo de 489. A proposta “B”, apresentada pelas associações, recebeu 309 votos a favor e 180 contra. Para uma das propostas ser aprovada, precisava, de pelo menos, três quartos dos votos, num total de 367.

Os árbitros agradecem...

Início dos Campeonatos Nacionais 2010/ 2011 Segundo o Comunicado Oficial N.º 415 de 17 de Maio de 2009, já estão definidas as datas para o início das diversas provas nacionais: 1ª Liga: 15 de Agosto 2ª Liga: 15 de Agosto 2ª Divisão: 12 de Setembro 3ª Divisão: 12 de Setembro Taça de Portugal: 5 de Setembro (1ª Eliminatória)

Sem comentários: