14/09/2009

TESTE OBSERVADORES FUT11

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO
OBSERVADORES DO QUADRO DE 2ª CATEGORIA NACIONAL
(Teste Escrito)
Peniche, 12.09.2009

PERGUNTAS


1. Por não possuir o equipamento em condições, um jogador foi mandado sair do campo pelo árbitro. Posteriormente regressou ao terreno de jogo sem autorização. Então o árbitro interrompeu o jogo. Entende que procedeu bem ou mal? Porquê?

2. Um atacante é rasteirado por um adversário. Porém consegue equilibrar-se, ficar de posse da bola e rematar à baliza, mas errando o alvo. Face ao resultado do lance como deve agir o árbitro? Porquê?

3. Uma equipa joga com sete jogadores. Com o jogo interrompido e por um jogador dessa equipa se encontrar gravemente magoado, o árbitro ordena a entrada da equipa médica. Acha que o árbitro deve permitir que esse jogador seja assistido em campo ou deverá retirar-se em maca? Justifique.

4. Se a bola bater num fotografo, que acidentalmente se encontrava sobre a linha de baliza, a cerca de três metros do poste, o árbitro é obrigado a interromper o jogo devido à bola ter batido naquele fotografo. Como deverá recomeçá-lo, após o fotografo ocupar o lugar que lhe é destinado?

5. O árbitro assistente assinala um fora de jogo de acção a um avançado, a que o árbitro por deficiente colocação tarda em corresponder. Até quando deverá o assistente manter a bandeirola levantada?

6. Um jogador atacante para não infringir a lei 11 entra dentro da baliza. No entanto, no momento em que um seu colega remata, ele grita, distraindo assim o guarda-redes, que deixa entrar a bola na baliza. O árbitro interrompe o jogo, não valida o golo, adverte o jogador pelo seu comportamento anti-desportivo e pune a sua equipa com um pontapé livre indirecto, porque, apesar do jogador se encontrar dentro da baliza, o considera como se estivesse sobre a linha de baliza. Concorda com a decisão do árbitro? Justifique.

7. Com o jogo a decorrer, um jogador que se encontra dentro do terreno, junto à linha lateral perto do árbitro assistente, agride um adversário que acidentalmente se encontrava fora do campo para ser assistido, atirando-lhe um objecto à cara. O árbitro assistente assinala imediatamente a infracção, levantando a sua bandeira. O árbitro, ao ver a bandeira levantada, apita e logo que é informado pelo seu assistente da ocorrência, exibe de imediato o cartão vermelho ao jogador agressor e concede um pontapé livre indirecto à equipa contrária. Diga em que local esse livre deve ser executado, justificando o motivo dessa decisão técnica.

8. Um defensor, ao pretender uma situação de perigo para a sua baliza, mete uma das mãos à bola. No entanto o árbitro aplica a Lei da Vantagem, deixando prosseguir o jogo, uma vez que o jogador a quem se dirigia a bola seguiu com ela perfeitamente controlada. Na primeira interrupção, que ocorreu imediatamente, chama o jogador que jogou a bola com a mão e exibe-lhe o cartão amarelo. Procedeu bem ou mal? Porquê?

9. Deliberadamente um jogador utiliza meios ilegais para contornar a Lei aquando da execução de um pontapé livre. Diga:
  • Como se denomina a infracção cometida.
  • Qual a sanção disciplinar a aplicar ao jogador.
  • Como deve recomeçar o jogo.
10. Um jogador conduz a bola em grande velocidade. Já dentro da área de grande penalidade, o guarda-redes derruba o referido jogador. O árbitro, prontamente, assinala grande penalidade e exibe ao guarda-redes o cartão amarelo. Concorda ou não com o árbitro? Justifique a sua resposta.

11. O Guarda-redes acaba de controlar a bola junto à sua baliza. Como não pode demorar mais de 6 segundos com ela em seu poder, resolve lançá-la para um seu colega que também se encontrava dentro da área de grande penalidade e que, com a cabeça, lhe a devolve para uma zona mais adiantada daquela área, onde o guarda-redes sem dificuldade, a vai apanhar e pontapear para jogo. Parece-lhe ter havido ou não infracção? Explique.

12. Relativamente a cargas e obstruções fala-se muito em "distância jogável", não existindo uma distância exacta a que a bola se deve encontrar. Refira pelo menos um factor que pode influir na sua variabilidade.

13. O guarda-redes e os defesas passam a bola entre si numa clara intenção de que o tempo passe, porque a sua equipa está a ganhar. O que deve fazer o árbitro?

14. A bola entrou na baliza e bateu num ferro de suporte das redes e voltou para o terreno de jogo, sem que o árbitro se tenha apercebido. Se o árbitro assistente verificou o sucedido, que sinalética deverá fazer?

15. Um joagdor que efectuou um lançameto lateral, lançou a bola para o seu próprio guarda-redes. Este tentou evitar que ela entrasse na baliza, o que conseguiu, afastando a bola pela linha de baliza. Que sinalética deveria ser feita pelo árbitro assistente? Pormenorize a sua resposta, referindo exactamente os movimentos que ele deve efectuar com a bandeira.

16. Um jogador empurrou um adversário, mas porque a bola seguiu na direcção de um colega desse adversário, que estava em boas condições de dar continuidade ao jogo, o árbitro fez sinal de Lei da Vantagem, mandando o jogo prosseguir. De imediato, aquele colega, por inépcia sua, não consegue receber a bola e esta sai pela linha lateral. O que deve fazer o árbitro?

17. Pontapé de grande penalidade em prorrogação de tempo. A bola atirada pelo executante entra directamente na baliza. Todavia, antes de ser posta em jogo, um seu companheiro havia penetrado na área de grande penalidade. Será correcto afirmar-se que o golo não é válido e que terminou o jogo? Porquê?

18. Na marcação de pontapés da marca de grande penalidade para se determinar o vencedor de uma partida que terminou empatada e cujo regulamento da competição exige que haja uma equipa vencedora, o guarda-redes lesionou-se durante a sua execução, ficando impossibilitado de prosseguir. A sua equipa ainda não tinha esgotado as substituições. Então solicitaram a substituição do guarda-redes lesionado pelo suplente, troca que não foi autorizada pelo árbitro. Que razão legal encontra para esta atitude do árbitro?

19. Pontapé de canto. O jogador coloca a bola fora do quarto de circulo. O árbitro assistente chama-lhe à atenção. Então coloca-a mais para o lado, mas à mesma fora da área de canto. O árbitro assistente volta a dizer-lhe que tem de ser dentro, mas ele repete a cena. Então o árbitro assistente chama o árbitro, informa-o do que se passou e este tira os cartões, exibe-lhe o vermelho por reincidência em comportamento anti-desportivo e pune a sua equipa com um pontapé livre indirecto. Quem é que não esteve bem neste caso? O árbitro, ou o árbitro assistente? Porquê?

20. Num lançamento da linha lateral, correctamente executado, considera-se a bola em jogo quando ultrapassa a linha lateral, mas ainda nas mãos do lançador? Justifique.

Sem comentários: