02/11/2007

Parabéns Sr. António Cardoso


Cardoso no Euro 2007

O árbitro internacional português de Futsal, António Cardoso, foi nomeado para integrar o quadro de juízes que vão estar presentes no Euro 2007, a realizar em Portugal.

Em entrevista ao Portal do Futebol, um dos mais conceituados árbitros nacionais expressou o seu estado de espírito em relação a mais esta nomeação na sua já longa carreira.

Portal do Futebol: O que significa esta nomeação para si?
António Cardoso: "É o corolário de dois anos de trabalho árduo e contínuo. Naturalmente que estou satisfeito com a nomeação, pois é uma recompensa pelo trabalho desenvolvido, sinal de que a arbitragem portuguesa está situada num bom nível. Ao mesmo tempo, é um factor de motivação, não só para o que me espera nesta prova, mas também para o futuro."

PF: Tem algum significado especial por se disputar em Portugal?
AC: "É evidente que sim. Será muito gratificante arbitrar "em casa". O calor humano do público português confere um outro tipo de ambiente a esta prova. No entanto, por esse facto, também acresce mais responsabilidade para quem dirige os jogos. No meu caso, pretendo que as minhas actuações dignifiquem o nível da arbitragem em Portugal, mas também que esta seja vista com bons olhos no estrangeiro."

PF: Estar presente na quarta fase final de um Europeu é uma marca pessoal assinalável...?
AC: "Também a esse nível me posso considerar um privilegiado. Acumular quatro nomeações consecutivas (nota: Rússia 2001, Itália 2003, República Checa 2005 e Portugal 2007) constitui um feito assinalável e faz de mim o recordista a nível europeu."

PF: Para finalizar, tem algum desejo particular para esta competição?
AC: "Sim. No que à competição diz respeito, espero que seja um grande sucesso e que o Futsal, enquanto modalidade emergente, seja valorizada, de acordo com o que merece. Em segundo lugar, desejo que, com a realização deste Europeu, o Futsal português dê o salto definitivo em termos quantitativos e atinga um patamar superior, onde merece estar. Por último, a nível pessoal, espero desempenhar bem as minhas funções, sendo que arbitrar uma das meias-finais da prova, à semelhança do que se passou nas edições anteriores, é um dos meus desejos."

Sem comentários: